segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Franchising.


FRANCHISING. “Eu prefiro ter 1% do esforço de 100 pessoas do que 100% do meu próprio esforço.” Andrew Carnegie
 
A franquia do povo ou como pessoas comuns podem chegar ao sucesso extraordinário.  
Provavelmente é uma má ideia começar fazendo logo um questionário, mas vamos fazer de qualquer forma só pela diversão. Não se preocupe, ele é realmente fácil e é de múltipla escolha.
 

 
 
 
Leia as seguintes frases, e depois escolha a opção correcta na lista:
 
a. “Na mente da maioria dos americanos é visto como uma ”fraude” e um “esquema” – questionável ou antiético na melhor das hipóteses e imoral e ilegal na pior delas”.
b. “Muitos empreendedores esperançosos viram suas poupanças da vida toda desaparecer ao ver sua companhia sair do Mercado, levando seus sonhos junto com ela”.
c. “Políticos, reguladores e a mídia (especialmente a mídia) soltam críticas sempre que seu nome é citado. Grandes corporações ao se envolver logo pulam fora para não dar a aparência de estarem se envolvendo. Existe até um movimento no Congresso para vetar todo o tipo de negócios desse tipo!”
 
 
Agora adivinhe: qual a resposta correcta?
 
a) Fraudes de ministros na TV
 
b) Esquemas de Investimentos de Divisas
 
c) Multinível/Marketing de Rede
 
d) Nenhuma das alternativas acima
 
Você escolheu a), b) ou c)? Bem, provavelmente há “um pouco” de verdade em todas essas escolhas – mas nenhuma delas é a resposta correta. Na verdadeira é uma rasteira.
 
 
A resposta correta, “d) Nenhuma das alternativas acima”, ERA a alternativa correta há 40 anos atrás! Nesta época, isso era exatamente o que as pessoas pensavam e diziam sobre um radical e revolucionário novo conceito de negócios chamado Franchising.
 
Em 1960 – antes de Ray Kroc e o McDonalds, antes do Dunkin’ Doughnuts, Midas, Pizza Hut… e todas as outras franquias de sucesso estabilizarem o Franchising como um negócio legítimo – todas essas coisas negativas estavam sendo ditas e feitas sobre o Franchising. E sim, existia até um movimento no Congresso para proibir o conceito de negócios das franquias.
 
 
E hoje em dia? Actualmente, analistas dizem que a indústria do franchising é responsável por mais de 40% de todos os produtos e serviços no varejo que compramos e vendemos nos Estados Unidos somente – algo em torno de um Trilião de Dólares!
 
Nada mal para algo que poucos anos atrás era rotulado como “fraude e esquema.”.
Vamos dar uma olhada em maiores detalhes no Franchising.
As franquias realmente eram um conceito de negócios revolucionário – e ainda é.
 
Dê uma olhada na alternativa: 80% de todos os pequenos negócios fracassam no primeiro ano de vida. 80% Destes sobreviventes não duram até o ano 5, e destes que chegam lá, muito poucos vão durar outros 5.
Pense nisso: quantas empresas com quais você negocia estão no mercado há 10 anos ou mais? Não muitas…
 
 
O Franchising é uma maneira para o pequeno empreendedor fazer valer a sua oportunidade de sucesso. A empresa de franquias cria uma oportunidade única completa, à pronta entrega com produtos, serviços, imagens de marca, uniformes, treino, fornecedores, políticas e procedimentos. Virtualmente, qualquer um com o desejo e com o capital inicial pode entrar neste veículo, virar a chave e dirigir pela estrada rumo ao sucesso. É realmente brilhante!
Não precisa saber tudo sobre franquias para ter uma. A empresa franqueadora já fez todo esse trabalho por si. Você simplesmente paga a sua taxa de franquia, constrói ou aluga uma locação e a equipa com todos os equipamentos e ferramentas que a empresa já desenvolveu e testou para você, contrata os seus funcionários, e depois paga a companhia uma percentagem de suas vendas e lucros.
 
 
Uma Questão: Como as franquias estão se saindo? De acordo com os críticos do sector, a verdade é que um terço de todas as franquias falha. Outro terço fica no ponto de equilíbrio e somente um terço obtém lucros. Alguns veteranos de franquias dizem que não se pode fazer dinheiro no Franchising hoje em dia a menos que você tenha pelo menos 5 ou mais unidades da franquia! Ainda assim, essa é uma média bem melhor do que as 80/20 falha/sucesso médias de pequenos negócios convencionais.
 
 
 
Outra Questão: Quanto custa para se ter uma franquia hoje em dia? Ahhh, aqui é onde o negócio pega. Taxas de franquia variam entre a mais barata de $1,000 até $500,000 ou mais. A taxa média gira em torno de $50 mil.
Você pode conseguir franquias menores como Molly Maid por $17.500. Outras por $25.000. E os gigantes, como McDonald’s…, bem mesmo que consiga achar uma – Esqueça! Está na casa dos milhões.
 
 
A notícia realmente ruim é que essa é somente a taxa. Você ainda terá que pagar pelo local, equipamento, inventário inicial, etc. – e tudo junto pode chegar à casa dos milhões ou mais.
 
O investimento médio em uma oportunidade comprovada de franquia é algo em torno de $250 mil! Não é qualquer um que pode pagar essa quantia. SOMANDO a isso, a maioria das empresas de franquias ficam com uma percentagem de suas vendas – não somente os lucros, as VENDAS totais, como os seus royalties!
 
 
É duro abrir uma franquia hoje em dia. Não é como nos tempos em que a indústria era jovem e desconhecida. Como no mercado imobiliário, na bolsa de valores ou na maioria das outras oportunidades, o verdadeiro dinheiro é feito por aqueles que foram pioneiros e chegaram antes.
Os riscos são maiores, e a recompensa também. Assim que algo se torna comprovado, parece que todos já estão fazendo.
 
 
Hoje franquias são comprovadamente modelos lucrativos de negócio. Essa é uma razão por serem tão caras. Você paga para ter menos risco do que um modelo de negócios convencional e também paga por ter sido um retardatário do mercado.
 
Mas existe uma maneira de ter pouco ou nenhum risco e os benefícios de um sistema comprovado e duplicável como o Franchising e ainda aproveitar as recompensas de uma oportunidade pioneira.
 
 
Francamente, a maioria dos Americanos não tem um capital extra de $25,000 a $250,000 ou mais o que geralmente custa para terem sua própria franquia. Mas quase todos nós podemos pagar pela próxima grande oportunidade.

Tradução e adaptação - Bruno Coelho, empreendedor de Network Marketing
 
Adaptação para português e observações de Irina Cherstiukova (Lisboa) intelectoesucesso@gmail.com

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